Passado oito rodadas do Gauchão, o Inter de 2009 já tem melhor retrospecto do que o de 2008. Nesse ano a equipe conquistou 06 vitórias e 02 empates, contra 05 vitórias, 02 empates e 01 derrota considerando o mesmo número de jogos. A equipe está se acertando mais a cada jogo, propiciando várias alternativas para o técnico Tite. O que vejo como fator importante da equipe de um ano para o outro é realmente o elenco de alta qualidade. Desde 2007 o Inter é considerado pela imprensa em geral (regional e nacional) como o time com melhor elenco ao lado do São Paulo, entretanto isso não se comprovou ao longo das competições. O ano de 2007 foi um ano desastroso, um ano de ressaca pelo grande triunfo em 2006, entretanto o time se formou no meio das competições e nada mais além da Recopa (em jogo de ida e volta) conquistou. Quando o novo ano chegou esperava-se muito mais e que as lições haviam sido aprendidas, entretanto em meios a saídas de jogadores importantes, hepatites, troca de técnico e contratações equivocadas o Inter novamente se remontou na janela de agosto e só engrenou de vez no final do ano, quando conseguiu conquistar a Copa SulAmericana.
Nessas duas oportunidades houve o erro de remontar a equipe em meio aos campeonatos em disputa, mas 2009 começa com uma cara nova. Pode parecer cedo dizer isso, pois até o confronto contra o Sport pela Copa do Brasil do ano passado, o Inter empolgou com grandes vitórias no Gauchão e viradas emocionantes pela Copa do Brasil, mas a queda foi grande e a recuperação lenta, mas o grupo de 2009 é melhor que os anteriores. O que já podemos ver nos “mistões” do Tite é uma equipe unida, madura e disposta a fazer bonito no centenário, com, quem sabe dessa vez, um elenco de qualidade que pode ser considerado um dos melhores do país.
A duas estréias de hoje mostrou um Alecsandro ainda se habituando com tudo, com pouco tempo e oportunidades em campo, mas um Giuliano com muita vontade de mostrar a que veio, embalado ainda pelo ritmo de sucesso na seleção. Alex está reencontrando espaço para retomar seu trabalho, atrapalhado um pouco pela pressão da imprensa e a apreensão em jogar na Europa. Taison voa, amadureceu muito e ao lado de Nilmar não há zagueiro que os tire a bola sem falta, isso se conseguirem fazer a falta, pois são os dois correm como coelhos pelos gramados verdes.
Enfim, a equipe está ficando qualificada de verdade, isso que nem estou entrando no mérito da lateral esquerda, D’Alessandro e outros pontos que estão evoluindo a cada jogo, mas não querendo subir aos céus como em 2008 e cair de cara no chão repentinamente, acho que esse Inter de 2009, ainda vai dar muito que falar... e coisas muito boas para serem ditas!Marcadores: Caxias, Gauchão, Gauchão 2009  |