O Inter de 2008 teve alguns equívocos nas contratações, chegaram jogadores de seleção que não corresponderam, artilheiros da série B, laterais de intermediários a ruins, jogadores fora de forma, jogadores experientes pouco aproveitadas em algumas contratações e resultado disso, mais de 16 dispensas e 11 possíveis empréstimos. Assim como aconteceu em 2006 quando o grupo inchou e em 2007 o Inter B foi dissolvido, novamente vemos excesso de jogadores. Veja a lista de nomes no Almanaque Esportivo.
As contratações para 2009 estão andando de forma lenta, o grupo se reapresentará na próxima semana não estado fechado e com possíveis saídas como Alex e Edinho na janela de janeiro e sempre com especulações em jogadores como Guiñazu, Nilmar e D’Alessandro. Até o momento duas confirmações, Marinho e Guiliano, apoiador e meia, respectivamente, ambos jovens promessas de 18 anos. A Direção Colorada está sempre atenta aos novos talentos espalhados pelo mundo, mas o torcedor espera que realmente essas novidades dêem frutos no futuro e que não seja mais um tiro no pé como contratações de possíveis revelações como Ji-Paraná e Rodrigo Paulista que não estouraram.
Entretanto temos um celeiro sempre pronto para despontar alguém, uma futura promessa que está pronta para os novos desafios e o mundo. Quem lembra do grupo campeão do Brasileiro Sub-20 em 2006, algumas promessas naquele ano hoje são realidades internacionais como Alexandre Pato (então chamando apenas de Alexandre), Sidney, Luiz Adriano, Rodrigo Possebon, Taison e Wellington. Dos citados, apenas um está na equipe Colorada atualmente, Taison, mas jogadores como Ramon, Titi e Gutu, passaram, mas não se firmaram. Enfim, torçamos para que a Direção esteja certa e atenta as novidades e essas novas promessas possam virar ídolos Colorados e do mundo.