O que parecia já impossível, surge das cinzas uma nova esperança, o Inter ainda poderá ter uma vaga na Libertadores 2009, ano do Centenário. Pelo que a impressa gaúcha notificou hoje, dia 25 a Conmebol irá se reunir e anunciar uma mudança no regulamento da Copa Sul Americana e na Copa Libertadores.
O campeão da Libertadores não terá mais vaga garantida na competição do próximo ano, tendo que se classificar pelo seu país normalmente. O campeão da SulAmericana disputaria uma vaga a Libertadores do ano seguinte com o atual campeão da Libertadores em dois jogos de ida e volta, espécie de repescagem, o vencedor dos confrontos disputa a competição. Dessa forma a Conmebol conseguiria que os clubes dessem mais valor ao torneio do segundo semestre, já que quase todos os times a desprezam, jogam por obrigação e mandam reservas a campo. Dessa forma eles conseguiram dar mais importância e os clubes olharão diferente para essa outra chance de conquistar um lugar na competição mais importante das Américas.
Alguns acham injusto a mudança agora no fim do ano, pois muitas equipes não se importaram com a SulAmericana e não jogaram como gostariam se soubessem que o regulamento era outro, injusto com a LDU que vai perder a vaga assegurada, mas convenhamos, os clubes que menosprezaram a competição fizeram porque quiseram, poderiam ter levado tudo mais a sério desde o início e dar valor a uma competição internacional. A LDU acho que poderia reclamar mesmo, pois se fosse o Colorado nessa situação, eu ia xingar até o último palavrão existente todos que mudaram a regra, entretanto se até a Copa do Mundo de Seleções o campeão não tem mais vaga garantida, porque a Libertadores teria.
A torcida Colorada agradece a nova possibilidade e espero que agora o time não perca essa grande chance que cai do céu aos 48 min do segundo tempo. Ainda não conquistamos nada nem a Conmebol oficializou a mudança, mas se tudo se confirmar será um achado duplo nesse final de 2008, vencer mais uma competição internacional e garantir a vaga a Libertadores não alcançada no Brasileiro. Se passarmos pelo Chivas enfrentaremos uma equipe argentina que lutará com unhas e dentes por essa vaga e o Inter também deve ter esse espírito, uma garra de vencer se fim e conquistar o que todo o colorado mais sonhava no ano do centenário, disputar a Libertadores da América e torná-lo um ano mais que especial e sim fantástico.Marcadores: Centenário, Conmebol, Libertadores, Libertadores 2009, SulAmericana, SulAmericana 2008  |