Uma das definições segundo o dicionário para a palavra “capitão” é: “Jogador que, em certos desportos, comanda o quadro e o representa perante as autoridades que dirigem a partida.”. Esse é o entendimento para a palavra e no futebol isso não é muito diferente, pois, depois do técnico, o capitão é aquele que deve representar o time dentro de campo, o que tem o poder da voz junto ao árbitro.
Hoje o capitão colorado é o goleiro Clemer, um dos mais experientes jogadores da equipe, um dos mais antigos no Inter, o que mais títulos possui pelo clube em atividade, um dos poucos remanescentes da conquista da Américo e do Mundo, mas será que hoje ele é a pessoa certa para ser o capitão colorado? O título dado a ele hoje é por merecimento pela sua história passada ou pelos atos e liderança atuais? Todos concordam que ele é um grande líder de grupo, formador de opiniões, mas será que depois das saídas de Iarley e Fernandão ele não ficou mais fraco? Para um time, é bom ter um goleiro como capitão? Quantas vezes vemos Clemer sair do gol para reclamar com o juiz?
Há opiniões diversificadas entre um goleiro ser ou não o capitão de uma equipe devido a distância que fica em campo do juiz, mas temos que admitir que o nosso atual representante não sai muito da sua meta para peitar o juiz, argumentar, questionar os lances duvidosos. Quantos jogos tivemos erros de arbitragem e ninguém reclamou, faltas mau marcada, pênaltis não anotados, cartões aplicados apenas para um lado e assim vai. Nosso time parece de “moças debutantes”, pois ninguém briga, muito paz e amor, não quero briga corporal, mas quero garra a vontade de vencer, não aceitar o erro com tanta naturalidade.
Um time começa pelo seu capitão e esse tem que ter raça, garra, liderança, espírito de grupo e principalmente, vontade de vencer. Hoje vejo uma pessoa com esse perfil guerreiro, que não se cansa jamais, se cai levanta novamente e segue, ergue o companheiro e não desiste nunca, esse perfil seria de Pablo Horacio Guiñazu. Guiña é o exemplo de vontade, de garra, não sei se o idioma e o preconceito de alguns juízes pelo fato dele ser argentino não prejudicaria, mas com certeza ele se encaixaria muito bem na posição de capitão. No último jogo vimos o Álvaro gritando com o Ricardo e tentando colocar a casa em ordem, talvez para o futuro ele também seja uma opção, mas hoje, por tudo que tem feito e demonstrado, meu eleito seria Guiñazu. E o seu, qual seria?Marcadores: Clemer, Guiñazu  |